Hospedagem de Sites Grátis. Vale a Pena Mesmo?

A hospedagem de sites é um dos serviços essenciais para quem deseja ter a sua própria plataforma, mas, uma dúvida em meio a isso surge.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A hospedagem de sites é um dos serviços essenciais para quem deseja ter a sua própria plataforma, mas, uma dúvida em meio a isso surge.

Será que vale a pena investir naquelas oferecidas de graça? Ou será que contratar um serviço pago é melhor para o desenvolvimento de um negócio?

Hoje em dia, o meio digital se torna cada vez mais importante para empresas de todos os tamanhos, frente a isso, ter um site cumpre o objetivo de:

  • Criar uma identidade virtual;
  • Facilitar a conexão com o público;
  • Atrair e converter novos cliente;
  • Manter a audiência engajada.

Então, neste artigo iremos falar mais sobre a hospedagem grátis e seus impactos no crescimento de uma marca, continue lendo e saiba mais!

Como Funciona a Hospedagem Grátis?

Frente a necessidade de criar um site para divulgar sua empresa no meio digital, o serviço de hospedagem de sites é uma das etapas que permite seu funcionamento.

Se você procurar no Google, verá diversas opções que promete gratuidade este serviço. O que atrai muitas pessoas, e com certeza, esse é o objetivo.

Em alguns desses links, você pode se deparar com propagandas enganosas enquanto em outros, até verá uma opção gratuita realmente.

Mas, qual será o custo disso para o seu negócio? Afinal de contas, grande parte desses serviços gratuitos funcionam apenas como uma isca.

Isso porque eles são considerados serviços freemium, do inglês free (livre/grátis) + premium, que tem por objetivo oferecer um certo serviço sem custo.

No entanto, que acabam ganhando ao oferecer outros itens essenciais ou adicionais cobrando a parte.

Além desse tipo, vemos ainda aqueles que são verdadeiramente gratuitos. Porém, aqui o preço é completamente diferente e possui um impacto ainda maior no seu negócio.

Uma vez que, quando você opta por hospedar seu site sem pagar nada, em algumas empresas não permitem você utilizar seu próprio domínio,  leva o nome da empresa ao qual está associado.

Domínio próprio: www.nomedosite.com.br
Domínio gratuito: www.nomedosite.empresadodehospedagem.com.br

Percebe o impacta que isso possui na sua URL? Podemos dizer primeiramente, que isso demonstra falta de profissionalismo.

Afinal de contas, sua empresa “nem se deu ao trabalho” de investir em uma plataforma própria para se conectar ao seu público.

Outra coisa importante é que a confiança também acaba sendo afetada. Ou seja, isso reduz as chances e oportunidades de negócios da marca.

Por que evitar a hospedagem de sites grátis?

Se os motivos acima não foram o suficiente para lhe mostrar porque uma hospedagem grátis não é uma boa opção, irei me aprofundar agora no assunto.

a. Falta de garantias:

Um dos maiores riscos de criar um site com hospedagem grátis na qual, você não é dono do seu domínio, é que você não tem muito poder de decisão. Por exemplo, a empresa que sedia sua plataforma pode fechar ou remover seu site a qualquer momento. Assim como, ter problemas de instabilidade;

b. Sem suporte:

Além disso, uma hospedagem grátis não oferece suporte para o seu site se algo ocorrer. Em casos como de configurações, lentidão, instabilidade, perda de arquivos, etc;

c. Limitações:

Em um geral, toda hospedagem desse tipo é limitada, até mesmo aquelas freemium. Isso pode ir desde os recursos que podem ser usados ou não até mesmo, a quantidade de domínios registrados. Algo até bastante comum de acontecer, é ter problemas para manter seu site online quando ele recebe muitos acessos. Outro problema comum é a limitação de envios de arquivos por FTP mensalmente;

d. Servidor:

Ele é altamente compartilhado e a fim de comportar muitas pessoas, isso leva as limitações e problemas técnicos mencionados acima.

Podemos perceber então, que uma hospedagem gratuita não compensa e acaba, até mesmo, impedindo seu site de se desenvolver.

Leia também:
1 – Hospedagem SEO: Como a Hospedagem Afeta o Desempenho do Site
2 – A Verdade Sobre a Hospedagem de Sites Ilimitada

Vantagens do Serviço de Hospedagem Pago

É aí que entram os serviços pagos, considerados completos, eles se adaptam a necessidade de cada pessoa.

Isso porque as empresas de hosting oferecem diferentes opções de planos. Como por exemplo a BQHost, onde você encontra hospedagem de site barata, com um custo-benefício excelente.

Estamos no mercado desde 2004 e conseguimos oferecer qualidade e acessibilidade em seu nosso escopo, facilitando a vida de muitos empreendedores.

Quando você optar por um serviço pago, a segurança é um dos principais benefícios, considerando a questão de você poder usar seu próprio domínio.

Assim como, de ter uma plataforma segura com acesso ao certificado SSL e um servidor com proteção aos dados e informações da sua página.

Vale destacar ainda, que você passa a ter um suporte técnico especializado disponível para auxiliar você em diversas questões. Sem falar ainda, no espaço elevado para envio de:

  • Arquivos;
  • Dados;
  • Informações;
  • Etc.

Em algumas empresas, como na BQHost, você ainda conta com um serviço otimizado para o uso do maior CMS do mundo.

Ou seja, do WordPress, o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo que existe. Através do qual, você terá facilidade de criar e administrar suas estratégias SEO.

Além disso, você conta com a vantagem do backup de segurança periódico, prevenindo a perda de arquivos importantes no seu site.

Existem ainda muitas outras vantagens além das aqui mencionadas. O que varia de acordo com cada serviço contratado.

Mas, que em todos os casos faz toda diferença para a criação de uma imagem profissional e para a atração e conversão do seu público-alvo.

Conclusão

Podemos concluir então, que a hospedagem gratuita não é a melhor opção para quem deseja criar um site profissional para alavancar o crescimento do seu negócio.

Uma vez que, ela possui inúmeras limitações e poucas garantias. Ao contrário dos serviços pagos.

É possível encontrar uma hospedagem de site barata e, ainda assim, cheia de recursos que irão auxiliar no desenvolvimento da sua marca.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e compartilhe conosco a sua experiência no assunto.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;