Entre as inúmeras ferramentas lançadas pelo maior buscador da internet, o Google Search Console, apesar de pouco falada, é muito importante.
Pois, quando o assunto é construção de sites a integração com ela se torna indispensável. Isso porque a ferramenta atua monitorando sites quanto à sua visibilidade.
Ou seja, ela foi desenvolvida a fim de identificar oportunidades de melhorias nas otimizações de conteúdos para que estes alcancem um melhor ranqueamento.
Então, apesar de ser muito falada, ela pode fazer toda diferença em sua estratégia SEO. Mas, será que você sabe como?
Ao longo
deste artigo iremos explicar melhor sobre seu funcionamento e porque ela é tão
importante para a criação de sites profissionais!
O Que é Google Search Console?
Google Search Console ou, em português, Console de Pesquisa do Google essa ferramenta reúne um conjunto de:
- Funcionalidades;
- Geradores de relatórios.
No intuito de que qualquer administrador de um site consiga monitorar, gerenciar e gerar melhorias em seu site.
Contudo, apesar de possuir diversas funções incríveis, poucos conhecem seus benefícios. Sendo eles apresentados através de informações sobre a plataforma em questão e seus conteúdos.
O serviço é oferecido de forma completamente gratuita e é uma das melhores apostas para quem está no processo de criação de site.
Além dos dados de conteúdos, essa ferramenta ainda fornece informações sobre os visitantes da página. Facilitando ainda mais sua otimização.
Uma das vantagens no uso do GSC é que ele pode ser vinculado ainda ao Google Analytics, outra ferramenta da empresa.
Permitindo assim, que você busque dados direto nesta que informa dados sobre o uso adequado de palavras-chaves.
Mas, é importante que o Analytics esteja configurado corretamente ao seu site. Se tudo estiver correto, basta:
- Abrir o GA e ir até “Property Settings“;
- Busque a opção “Adjust Search Console” e clique nela, depois selecione “Add“;
- Selecione então, seu site, aperte em “Save” e depois “OK”.
Podemos dizer então, que essa ferramenta é ideal para corrigir sites a fim de melhorar sua otimização, gerando mais conversões.
Como reconhecer oportunidades no Google Search Console?
Como mencionamos antes, o Google Search Console oferece inúmeras informações sobre os conteúdos de um site.
Portanto, com a intenção de encontrar as oportunidades de melhorias, diversos relatórios são emitidos ao analisar o SEO. Tais como:
Visão geral
É o responsável por analisar o desempenho do site de forma geral;
De desempenho
Ao contrário do anterior, aqui os dados são obtidos através da análise, de como as páginas funcionam de forma individual;
Índice do Google
Aqui você receberá uma análise completa de como anda a indexação do seu site pelo Google, se está boa ou não;
Inspeção URL
É o relatório com ponto de vista técnico que analisa o funcionamento das páginas de seu blog, com sugestões de melhorias e condições da indexação de uma determinada URL.
De link
Por fim, temos ainda aqueles que informam como andam as linkagens internas e externas de seu conteúdo.
Ou seja, as informações obtidas através dos relatórios auxiliam você não apenas na construção de sites profissionais.
Como também, a produzir conteúdos melhores. De modo a alcançar um bom ranqueamento ao ter mais clareza sobre como cada um deles tem refletido.
Tudo isso é obtido através de métricas diversas, o que permite que você analise bem a saúde do seu site.
Por exemplo, se este vem tendo dificuldades para ter suas páginas indexadas.
Chegando até mesmo, a permitir que você analise erros, visualize sua página como o Google a vê e descobrir quais os conteúdos com maior taxa de cliques na sua plataforma.
Leia também:
1. Criação de Site por Freelancers – Vale a Pena?
2. Site Dinâmico X Site Estático – O que é e quais diferenças entre eles?
Quais as métricas usadas pela ferramenta?
As métricas utilizadas pelo Google Search Console podem ser visualizadas na aba de desempenho.
Por lá você se depara com gráficos coloridos e algumas métricas. Se clicarmos nelas, é possível ativar ou desativar as linhas coloridas dos gráficos.
Assim, você consegue entender através de dados um pouco mais sobre suas páginas, conteúdos e consultas com métricas como:
Search Appearance
Ou aspectos/aparência de pesquisas, em português. Através dessas métricas é possível fazer uma análise de oportunidade de otimização na aparência do site. Por exemplo, a fim de melhorar seus dados estruturais, o HTML através dos títulos, meta descrição e indexação do conteúdo, linkagens e aceleração das páginas em navegação mobile;
Search Traffic
O tráfego de pesquisa é composto por métricas que informam detalhes do tráfego recebido pelo seu site. Com o Analytics dele, é possível analisar quais das suas palavras-chaves tem aparecido nos resultados de busca. Bem como, identificar de onde seu site tem sido acessado em termos de dispositivos, região, pesquisas web ou por imagens, páginas referenciadas, etc. Lhe fornecendo ainda, dados sobre impressões, cliques, CTR, linkagens e posicionamento;
Security Issues
Além disso, o GSC possui métricas relacionadas à segurança do seu site. Por exemplo, se ele foi infectado por um malwaree ou caso tenha havido uma tentativa de invasão. Nesses casos, ele indica o problema para que você o analise e possa fazer um pedido de reconsideração ao Google. De modo que, ele analise novamente o seu site após a correção do problema.
Mas, não são essas as únicas métricas e recursos oferecidos por essa ferramenta, uma vez que, ela é bastante abrangente e pode beneficiar sua plataforma de inúmeras formas.
Por isso, lembre-se de solicitar a agencia de criação de sites a integração com essa ferramenta, ela vai lhe ajudar trazer melhores resultados para seu negócio.
Dúvidas Frequentes
De forma simplificada, o Search console é uma ferramenta do Google, para ajudar os administradores de sites com relatórios sobre a indexação dele pelo buscador, garantindo assim, que ele apareça nas buscas dos seus possíveis clientes.
1 – Crie ou faça login na sua conta Google
2 – No menu suspenso clique em Adicionar propriedade , escolha entre prefixo do URL ou domínio , digite o endereço do site e siga as instruções de instalação
3 – Sigas as instruções para confirmar a propriedade. Se optou por Domínio no item anterior, precisará fazer alteração no DNS do site. Se a escolha foi Prefixo do URL, a dica é selecionar a opção Tag HTML, desta maneira terá uma verificação mais fácil e rápida;
4 – Após fazer os ajustes do item anterior em seu site, vá ao search console e clique em verificar.
5 – Pronto, tudo funcionando!
As métricas são medidas de análise, quando aplicadas em um site através de ferramentas como esta, é possível monitorá-lo. De modo a acompanhar seus resultados a fim de entender o que contribui ou não para ele, dando uma visão mais clara e ampla sobre as estratégias de marketing digital usadas por uma marca;
Sim, essa ferramenta do Google é disponibilizada gratuitamente. Tendo sido repaginada em 2018, recebendo diversas novas atualizações desde então, sendo antigamente chamada de Webmaster Tools.
Conclusão
Foi possível então, ver ao longo deste conteúdo como o Google Search Console é uma ferramenta importantíssima.
Isso porque além de contribuir com a criação de sites profissionais, ela auxilia as marcas em planejamento. Trazendo assim, mais assertividade para suas estratégias de marketing digital.
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