Mobile First é um conceito que vem ganhando força cada dia mais, devido à influência que a tecnologia e a navegação mobile possuem em nossa sociedade.
Ao andar na rua, não é difícil de ver pessoas navegando em seus celulares, certo? Por isso, esse se tornou um aspecto essencial para a criação de websites.
Contudo, ele ainda acaba sendo muito confundido com outro conceito bastante comum que é o de responsividade digital.
Quer saber mais sobre o que Mobile First significa e como ele influencia na criação de website? Então, continue lendo este conteúdo e saiba mais!
O que é Mobile First?
Do inglês, Mobile First é um termo que pode ser literalmente traduzido como “móvel primeiro”.
Mas, o que isso quer dizer? A palavra mobile quando falamos de internet, representa topo tipo de navegação feita através de dispositivos móveis.
Portanto, esse é um conceito voltado à criação de sites profissionais e outros diversos projetos web nos quais, seu desenvolvimento começa pensando nestes aparelhos.
Ou seja, primeiro sendo criadas configurações e layouts voltados à navegação mobile. Para que só então, o projeto passe ao desenvolvimento de uma versão para desktop.
Basicamente, essa nova forma de desenvolver projetos web, tem por objetivo se adaptar ao uso cada vez mais crescente de celulares e tablets.
Quando iniciou o conceito Mobile First?
Tendo assim, se tornado tão popular nos últimos tempos, esse conceito atingiu áreas tanto de tecnologia, quanto de marketing.
Impactando até mesmo a criação de sites profissionais. Já que empresas que visam bons posicionamentos estratégicos, sabem que o Google prioriza plataformas com esse tipo de desenvolvimento.
Contudo, essa tendência não é tão atual quanto muitas pessoas pensam e, sim, apenas vem se popularizando.
Foi entre 2009 e 2010 que Luke Wroblewski deu início ao conceito de Mobile First através de seu próprio blog. Para quem não sabe, Wroblewski é nada mais nada menos, que o Diretor de Produto do Google.
Além disso, em 2011 ele lançou o livro intitulado como “Mobile First” que é considerado, uma leitura obrigatória para entender de fato essa estratégia e sua aplicabilidade.
A importância de um site adaptado para celular
Agora que entendemos o conceito de Mobile First, é importante explicar de forma mais precisa seu impacto no quando deseja criar site profissional pago.
Um processo de desenvolvimento com ordem invertida não é uma tendência lançada como forma de inovar o mercado digital. E, sim, se adaptar a forma como esse se transforma.
Hoje em dia a navegação mobile se torna cada vez maior e por isso, desenvolver sites, plataformas, conteúdos, entre outros, pensando nisso se torna algo essencial.
É uma forma de colocar cada vez mais a experiência do usuário em foco. Uma vez que, isso aumenta a competitividade no meio digital.
Bem como, estimula o aumento das vendas ao entender cada vez mais o que o público precisa/busca e não o que sua empresa deseja oferecer!
Tudo isso acontece porque atualmente, boa parte das “primeiras telas” para muitos usuários da internet, são aquelas dos dispositivos móveis justamente.
Usuários que utilizam celular no Brasil
Segundo o relatório Economia Móvel 2019, realizado pela GSMA, no mundo todo temos cerca de 5,1 bilhões de pessoas que fazem uso de algum tipo de telefone celular.
Isso caracteriza 67% da nossa população mundial. Fazendo parte dessa soma cerca de 204 milhões de brasileiros – um valor que representa 97% da nossa população.
Outra pesquisa, que faz parte da edição anual da TIC Domicílios, aponta que do total de 126,9 milhões de usuários da internet no Brasil, 71 milhões a acessam apenas pelo celular.
Caracterizando assim, um total de 56% dos internautas brasileiros. Sendo que em 2014, esse total era de apenas 20% de nossa população.
Todos os dados dessa pesquisa, foram obtidos com a colaboração do Cetic.br, NIC.br e CGI.br, entre out/18 e mar/19.
Além disso, a média de uso de celulares no Brasil, já em 2018, era de 3 horas por dia, fazendo com que ele ficasse em 5º lugar no ranking global de tempo gasto com esse tipo de dispositivo móvel.
Um dado lançado pelo Estado de Serviços Móveis, um relatório elaborado pelo App Annie – divulgado em uma matéria da Agência Brasil.
Indo mais afundo nos dados sobre uso de celulares no país, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, em 2018 o Brasil possuía mais de um smartphone ativo por habitante.
O que naquele ano apontava que, havia 220 milhões de celulares ativos em comparação a cerca de 207,6 milhões de brasileiros.
As vantagens de aplicar Mobile First
Poderíamos dizer, de forma resumida, que o Mobile First tem a vantagem de fazer com que a construção de sites profissionais se torne mais cautelosa.
Isso porque fazer da tela de dispositivos móveis uma prioridade, possui diversos desafios.
Já que é preciso considerar a usabilidade e navegação em telas tão pequenas. No entanto, esse tipo de criação pode oferecer muito mais como veremos abaixo.
Experiência do usuário
Anteriormente falamos como esse conceito é importante para a experiência do usuário, no entanto, você entende de verdade o por quê?
Quando um site é desenvolvido Mobile First isso torna a percepção do navegante, completa. Já que a primeira tela sendo essa torna todo o desenvolvimento de conteúdos mais otimizado.
Bem como, todo layout da página, botões de navegação e muito mais, sem que esses precisem ser posteriormente adaptados.
Algo que nem sempre torna a navegação tão boa quanto o esperado. Portanto, tanto site quanto seus conteúdos, se tornam próprios para atender à crescente demanda mobile.
Páginas mais rápidas
Várias fatores afetam a velocidade de um site, por exemplo ferramentas utilizadas para o desenvolvimento, a hospedagem de site, a velocidade da internet do usuário, a qualidade do dispositivo utilizado e o navegador que o internauta está usando.
Desses fatores, você só pode controlar dois que é a otimização do site e a contratação de uma hospedagem de qualidade.
Esse, na verdade, não é um passo tão fácil, afinal é possível encontrar planos de hospedagem de vários valores, configurações e qualidade. A dica é pesquisar e testar bastante antes de efetivar a contratação.
Inclusive temos um post em nosso blog ensinando a escolher o melhor plano de hospedagem para seu site, clique aqui e aprenda.
O conceito móbile first ajudará nessa otimização no momento do desenvolvimento do site, afinal, quando acessamos um site através do desktop, consideramos na maior parte dos casos uma conexão de rede banda larga.
Mas, a realidade mobile é diferente já que faz uso de dados móveis. Por isso, a rapidez no tempo de carregamento é tão importante para o público.
A demora e baixa velocidade que plataformas não tão otimizadas causam é um aumento no consumo de dados e bateria do celular também.
Pensar Mobile First é buscar inovações em termos de acessibilidade. O que nada mais é, do que se adaptar ao futuro.
Ranqueamento
Hoje em dia, é muito comum que empresas invistam na criação de sites otimizados para sua marca, pensando na aplicação de estratégias do marketing digital.
Como, por exemplo, a produção de textos otimizados para mecanismos de busca (SEO). Desde 2018, o Google busca indexar e ranquear páginas/sites com base no conceito Mobile First.
Ou seja, do ponto de vista dessa grande empresa, os smartphones são considerados as primeiras telas e não mais, o desktop.
A aplicação desse conceito se torna, então, essencial para a escalabilidade de qualquer negócio no meio digital. Pois, plataformas Mobile First conquistam melhores posicionamentos.
Leia também:
1. Loja virtual e E-commerce NÃO são iguais: Entenda a diferença
2. O que é AMP – Accelerated Mobile Pages? E quais suas Vantagens?
Diferenças entre site responsivo e Mobile First
A criação de sites responsivos, muitas vezes é confundida com esse conceito, mas, existe uma grande diferença.
Uma plataforma responsiva é aquela desenvolvida primeiramente para desktops. Sendo assim, posteriormente adaptada para a navegação mobile em termos de design.
Ou seja, para que todas as informações presentes naquele modelo de site criado se adequem a telas menores.
Nesse processo acabam sendo removidos certos componentes da plataforma. Bem como, informações e dados que interferem na experiência do usuário.
Já no conceito Mobile First todo desenvolvimento começa através das telas de dispositivos móveis, sem que nada seja eliminado e sendo facilmente ajustável a navegação realizada em desktops.
O procedimento invertido a princípio pode ser um pouco mais complicado. Contudo, como vimos acima, traz diversos benefícios.
Aplicabilidade do Mobile First
Portanto, é possível notar que a criação de sites para empresas e blogs que seguem esse conceito vão muito além de uma tendência ou inovação.
Mas sim, tem por objetivo a adaptação às novas formas de consumo. O que faz com que quem investe no Mobile First obtenha vantagem competitiva no mercado inserido.
Hoje a otimização de sites não está mais ligada apenas aos conceitos de responsividade e estratégias do marketing digital.E, sim, na busca por formas de melhor atender a experiência do usuário.
Além disso, essa aplicabilidade para dispositivos móveis não interfere em nada no potencial que os desktops possuem.
Já que uma plataforma desenvolvida Mobile First não sofre grandes adaptações para a navegação convencional, preservando suas informações.
O que esperar após aplicar o Mobile First no seu projeto?
O desenvolvimento de sites que seguem esse conceito tem, em primeiro lugar, um aumento na credibilidade de sua marca. Devido à busca por melhor atender seus usuários.
A resposta à uma aplicação bem sucedida é a agregação de valor ao público e, com isso, garantias de chances maiores de retorno.
Considerando ainda, que os conteúdos produzidos dentro do Mobile First são melhores otimizados, o potencial de conversão desses aumenta.
Então, em geral, a aplicabilidade desse conceito aumenta as oportunidades de venda de uma marca. Bem como, consequentemente, sua escalabilidade.
Dúvidas frequentes sobre Mobile First
Em tradução literal, esse conceito significa “móvel primeiro”. Ou seja, ele diz respeito ao desenvolvimento de sites profissionais através das características da navegação mobile em primeiro lugar e não desktop.
Esse conceito se volta ao uso cada vez maior de smartphones e tablets em nossa sociedade. Portanto, indo além de uma tendência ou inovação, mas sim, uma forma de se adaptar as novas formas de consumo. Levando assim, a plataformas com uma melhor experiência do usuário, maiores chances de obter um bom ranqueamento e converter mais leads/clientes.
A navegação móbile é a mais utilizada hoje em dia, por isso, desenvolver sites, plataformas, conteúdos, entre outros, pensando nisso se torna algo essencial. Oferecer uma boa experiência para o usuário, sempre vai ser o ponto principal. Em consequência disso, você melhora seu ranqueamento em sites de buscas e aumenta sua conversão.
Nos sites responsivos, um site é criado primeiramente em sua versão para desktop e só então, adaptado para a navegação feita em dispositivos móveis. Enquanto o Mobile First começa pela navegação mobile e, depois, se adapta as telas de notebooks e computadores. De modo que, nada seja perdido durante o processo de adaptação, como ocorre no primeiro caso.
Apesar do conceito Mobile First estar mais popular na atualidade, ele foi iniciado já tem um tempo, entre 2009 e 2010 que Luke Wroblewski, direto de produto do Google, deu início ao conceito de Mobile First através de seu próprio blog.
Conclusão
Vimos então, neste artigo o que é Mobile First e porque a criação de sites neste formato é tão fundamental hoje.
De inicio é normal existir uma barreira, já que será necessária a criação de sites mais limpos e com menos conteúdos. No entanto, os benefícios que essa nova maneira de desenvolvimento pode trazer, são muito maiores.
Então a recomendação é que opte por uma empresa de desenvolvimento de sites que já aceita o conceito Mobile First, criando websites que se enquadram na nova forma de consumo, a fim de ter um melhor posicionamento em sites de busca e aumento nas conversões.
Se você gostou ou ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo, fale conosco nos comentários!