Tipos de servidores para Hospedagem de Sites – Qual o melhor?

Provavelmente, você já sabe que existem diferentes tipos de servidores que podem ser contratados junto ao seu plano de hospedagem de sites, certo?
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Provavelmente, você já sabe que existem diferentes tipos de servidores que podem ser contratados junto ao seu plano de hospedagem de sites, certo?

Mas, sabe também para que tipo de plataforma cada um deles é mais indicado? Afinal de contas, cada categoria possui suas vantagens e desvantagens, podendo alterar nos resultados de um negócio.

Ou seja, não adianta apenas procurar por opções de hospedagem de sites barata, e sim planos profissionais e com ótimo custo-benefício que atendam as suas necessidades.

Desse modo, a solução para fazer uma escolha assertiva é conhecê-los. Suas características quando comparadas, irão apontar qual tipo escolher.

Fazendo com que você consiga dar todo o suporte adequado ao seu negócio, garantindo sua escalabilidade.

Outra dúvida a cerca desse tema, é sobre a hospedagem de sites grátis. Elas valem ou não a pena?

Então, falaremos ao longo deste artigo sobre os tipos de servidores existentes, como escolher o seu e se a hospedagem grátis vale a pena, continue lendo.

O que são servidores de Hospedagem de Sites?

Não basta apenas tentar falar sobre os tipos de servidores que existem, sem antes, falar o que eles são e como influenciam a hospedagem.

Servidor de hospedagem, nada mais é que, um computador conectado à internet. Essa máquina é configurada, exclusivamente, para armazenamento de arquivos os quais poderão ser acessados por todos que se conectarem a internet.  

Mas, existem diferentes tipos de servidores que podem ser utilizados. Logo, a estrutura de cada um deles influencia e muito, no desempenho das plataformas.

Tipos de servidores para Hospedagem de Sites

Então, os tipos de servidores voltados para atuação no ramo de hospedagem de site, possuem suas próprias características.

De forma básica, eles atuam a fim de suportar diversos acessos em uma única rede, simultaneamente. Sem que isso, interfira na execução de comandos de atividades e desempenho dos sites ali hospedados.

Por exemplo, digamos que uma empresa ofereça o serviço de hospedagem com 30 dias grátis para teste, isso aumentará o número de interessados.

Logo, a empresa precisará de um bom servidor que seja capaz não apenas de hospedar os dados criados pelo site. Como também, gerenciar o tráfego em sua rede mantendo um bom desempenho.

Com isso conseguimos notar o quão importante esse serviço é, e porque devemos conhecer os tipos de servidores existentes, certo?

Assim, será possível fazer uma escolha mais assertiva para o seu negócio. Então, conheça as opções a seguir.

Servidor compartilhado

Entre os tipos de servidores existentes, o compartilhado é aquele mais comum, conhecido ainda como web hosting e que oferece ótimo custo-benefício.

A maior parte dos sites presentes na internet, optam por esse tipo de servidor. Isso porque ele tem ótimas vantagens como sua simplicidade.

O que facilita o uso por parte de clientes sem conhecimentos técnicos, bem como, possui um custo reduzido e de qualidade.

Desse modo, ele acaba sendo o mais indicado para empresas que não precisam de muitos recursos. Mas, sem deixar de oferecer planos com possibilidade de upgrade.

Ou seja, o cliente consegue obter mais capacidade quando necessário, apenas pagando um pouco a mais.

Esse plano é comumente disponibilizado, através de planos de revenda de hospedagem. De modo que, acabam obtendo um pouco mais de recursos que nos planos convencionais.

Podendo assim, ser usados por quem busca mais por um preço acessível, mesmo que não vá fazer disso, um empreendimento.

Contudo, em termos de segurança e desempenho, eles podem apresentar alguma desvantagem.

Por isso, é importante escolher uma empresa de hospedagem de site de qualidade e confiável.

Servidor dedicado

De forma resumida, temos o servidor dedicado como aquele de uso exclusivo destinado a um cliente em específico, sem compartilhamentos de seus recursos como, espaço, memória, CPU, dentre outros.

Por causa disso, normalmente, quem opta por ele tem o direito de escolher seu sistema operacional. Bem como, qual tipo de hardware e painel de controle WHM/cPanel ou Plesk gostaria de ter instalado no seu server.

As maiores vantagens desse tipo de servidor está na sua segurança e flexibilidade.

Uma vez que, o não compartilhamento elimina determinados riscos em potencial. Do mesmo modo que é possível utilizá-lo da forma que desejar, instalando aplicações que necessita sem impedimentos.

Outra de suas vantagens é que os hostings costumam oferecer serviços de administração a esses planos de hospedagem de site, livrando os clientes da preocupação com manutenções em sua rede e emprego de medidas de segurança.

Podemos destacar como desvantagens dos servidores dedicados os altos custos e administração.

Um bom servidor, com recursos e tecnologias atualizadas no mercado, com suporte de qualidade e segurança adequada, exige um alto custo para aquisição.

Além disso, essa questão de livre administração, que pode levar à perda de dados e arquivos importante, por erros acidentais de quem controla o servidor.

Portanto, servidores dedicados são indicados a quem precisa de muitos recursos, possui alto valor para investir ou tem conhecimento para administração.

Servidor VPS

O VPS ou Servidor Privado Virtual, é um dos tipos de servidores existentes e que pode ser considerado um híbrido, pois, tem características do dedicado e compartilhado.

Uma vez que, sua existência se dá através da utilização de uma parte de um hardware de um servidor de alta performance a fim de criar outro do tipo virtual com desempenho inferior.

Isso o torna financeiramente acessível, enquanto o cliente ainda usufrui de recursos comuns a um plano dedicado que é considerado exclusivo e superior.

Desse modo, suas maiores vantagens estão justamente no desempenho e na segurança. Mas, ele é indicado apenas para empresas de pequeno a médio porte.

Suas desvantagens estão justamente na manutenção, que podem ocasionar quedas no tempo de atividade, já que cada site possui softwares e sistemas operacionais específicos.

Além de problemas com seu gerenciamento, relacionados ao recursos alocados não utilizado no servidor virtual. Em casos de tráfego superior ao esperado, sua gestão é prejudicada.

Leia também:
1.Tipos e diferenças de Certificados SSL existentes no mercado
2.Como Escolher o Melhor Plano de Hospedagem Para Seu Site?

Servidor em nuvem – Cloud

Também conhecido como cloud server, esse é o tipo de serviço oferecido através de um conjunto de servidores online (virtuais) por meio de diferentes computadores.

Considerada uma rede compartilhada, ela tem a flexibilidade como uma de suas maiores vantagens. Isso porque os serviços podem ser utilizados sem limitações.

Logo, o cliente paga apenas pelo que foi usado, o que pode gerar uma enorme economia de custos, sem taxas adicionais ou pagar por um plano além do necessário.

Outra de suas características é a chamada “imagem única do sistema”. Pois, de fora não é possível identificar quantos servidores estão sendo usados.

Muito menos quando algum deles dá defeito, já que estes operam em linha de forma coletiva como se fossem um só, melhorando a capacidade do serviço.

Portanto, o bom desempenho é outra de suas vantagens, alinhada com a escalabilidade. Agindo assim, tanto na capacidade de suportar tráfego inesperados e balancear a carga entre servidores.

No entanto, esse sistema também possui suas desvantagens, tal como a acessibilidade que depende diretamente do acesso à internet.

Ter seus dados armazenados de forma virtual é uma vantagem em diversos aspectos. Mas, é preciso ter um provedor confiável e, em casos de queda dessa rede, temos outra desvantagem.

O tempo de inatividade, que pode ser influenciado ainda pelo uptime que a empresa oferece em seus planos de hospedagem.

Então, esses são os tipos de servidores indicados para quem quer um site com dimensionamento além daqueles oferecidos por servidores convencionais – sendo essa uma tendência futura.

Dúvidas frequentes

O que é servidor de hospedagem de site?

Servidor, basicamente é um computador conectado a internet, o qual possibilita que todos os arquivos nele guardo, possam ser visualizado por todos que acessarem a internet.

Existem diferentes tipos de hospedagem de sites?

Sim, como destaque podemos citar: hospedagem compartilhada, VPS, servidor dedicado e hospedagem nas nuvens.

O que é hospedagem de site?

A hospedagem de site é um local na internet, onde fica guardados todos os arquivos de um site, blog ou loja virtual e tem por função deixá-los online para todos que acessá-los através da internet.

Qual a diferença entre hospedagem compartilhada e VPS?

A grande diferença é como as outras contas que estão dentro do servidor, afetam cada site lá hospedado. Nos planos compartilhados o alto abuso de consumo de um site, pode trazer lentidão e quedas para o servidor inteiro. Já o VPS, como se trata de um dedicado particionado, uma conta de hospedagem não afeta outras que estão no mesmo servidor.

O que são servidores dedicados?

Como o próprio nome já diz, neste tipo de servidor, todos os recursos serão dedicados ao seu site, sem compartilhamento.

Quais as vantagens e desvantagem dos servidores dedicados?

As grandes vantagens são segurança, exclusividade de recursos e inserção de aplicações de ferramentas. Como desvantagens, destacamos o alto custo e nível de conhecimento para administração

Para quem os servidores dedicados são indicados?

Para quem precisa de muitos recursos do servidor, possui alto valor para investir ou tem conhecimento para administração.

O que é servidor nas nuvens?

Servidores nas nuvens é que lhe permite escalabilidade, são várias máquinas trabalhando em conjunto. Dessa forma podemos mover recursos de um lado para outro, sem que haja downtime ou comprometimento de hardware fisico. Já que os serviços podem ser alocados a qualquer momento, seja para aumentar seu poder de processamento ou espaço com discos ssd.

Existe servidor com hospedagem gratuita que vale a pena?

A resposta para essa pergunta é não. Isso porque, entre todos os tipos de servidores existentes, manter esse tipo de equipamentos e suas tecnologias é algo custoso. Logo, empresas que oferecem hospedagem realmente gratuita, possuem recursos muito limitados e não próprios para a criação de um site com fins comerciais. Bem como, na maioria dos casos, é possível hospedar um site apenas como subdomínio. Se hospedados como domínio, acabam sendo cobrados outros serviços, por valores acima da média. O que você pode fazer é buscar empresas que oferecem hospedagem com 30 dias grátis para testar e ter certeza se ela, será sua melhor opção;

Qual o servidor mais indicado para quem está começando?

Recomendamos planos compartilhados, fazendo o upgrade então, apenas quando necessário. Essa é uma forma de reduzir custos iniciais que podem ser melhor aplicados em estratégias de escalabilidade. Afinal de contas, planos mais simples são indicados para quem ainda não necessita de tantos recursos;

Para quem se destina os planos de revenda?

Tanto para empreendedores digitais que querem conquistar uma renda através desse tipo de trabalho. Quanto para empresas que buscam um plano repleto de recursos a um ótimo custo-benefício.

Conclusão

Vimos então, no decorrer deste artigo, os tipos de servidores existentes no mercado.

Com este conhecimento você tem melhores condições de entender o tipo de servidor que seu site precisa.

Evitando assim a escolha de sistemas com recursos insuficientes para seu site e necessidade e às vezes um alto custo sem precisão.

Ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo? Deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar!

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.