3 Sinais que seu Site precisa de Upgrade de plano

Uma das maiores preocupações de quem trabalha com a revenda de hospedagem, é saber qual o momento ideal de fazer o upgrade de plano.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma das maiores preocupações de quem trabalha com a revenda de hospedagem, é saber qual o momento ideal de fazer o upgrade de plano.

Podendo assim, comportar mais domínios e fechar mais vendas. O que é essencial para o crescimento escalável de um negócio e para os lucros obtidos por ele.

Mas, essa mesma dúvida pode se aplicar ainda a sites comuns, de pequenas, médias e grandes empresas.

Ou até mesmo para blogs pessoais e e-commerces. Em todos os casos, a própria plataforma dá sinais dessa necessidade.

Então, mostraremos ao longo deste artigo como identificá-los, continue lendo e descubra agora mesmo!

Quando fazer o upgrade de plano?

Seja na hora de adquirir uma de revenda ilimitada ou de hospedagem tradicional, é normal que optemos por planos mais básicos.

Afinal de contas, não há necessidade de começar pagando aquele mais caro. Pois, boa parte dos recursos oferecidos neles, não serão utilizados no inicio e o valor gasto, pode ser reinvestido no:

  • Desenvolvimento;
  • Escalabilidade.

No entanto, com o tempo e conforme o negócio vai crescendo, é comum que ele exija mais recursos e é aí, que devemos apostar no upgrade de plano.

Mesmo assim, muitas pessoas não sabem identificar o momento ideal. Por isso, separamos a seguir, os sinais que apontam essa necessidade, confira.

Sinal 1: Aumento no tráfego

Um dos maiores objetivos de se criar um site e/ou blog, é para que uma empresa, seja ela online ou física, obtenha um aumento em seu:

  • Alcance;
  • Visibilidade.

Com seu público-alvo, o que ocorre através da ajuda de estratégias do marketing digital, principalmente aquelas de otimização SEO.

Dessa forma, conforme esse objetivo vai sendo alcançado, as plataformas passam a receber mais visitantes. Levando a um aumento no tráfego da página.

Isso faz com que alguns de seus recursos cheguem até o limite, tais como os de memória, CPU e tráfego que são essenciais para um bom funcionamento.

  • A memória RAM tem como objetivo trabalhar junto a um processador armazenando dados momentaneamente para que este consiga realizar todas suas funções de processamento simultaneamente, elevando sua capacidade;
  • Já a CPU é um recurso de processamento, que torna a plataforma mais rápida;
  • Temos ainda, o tráfego ou transferência, um recurso que limita (ou não) a quantidade de dados transferidos por meio de atualizações, acessos e navegação.

Se seu site ultrapassar os limites de memória, CPU e transferência disponibilizados em seu plano, sofrerá problemas de estabilidade e lentidão, e só será estabelecido quando o alto consumo cessar ou upgrade de plano for realizado.

Você pode acompanhar o consumo de CPU/memória e transferência que seu site utiliza, dentro do painel de controle da hospedagem.

Para aqueles que usam o cPanel, é possível encontrar essa informação no bloco estatísticas, localizado do ao lado direito do seu painel. Veja um exemplo:

Como-ver-uso-de-consumo-da-minha-revenda-de-hospedagem-ilimitada
Como-ver-uso-de-consumo-da-minha-revenda-de-hospedagem-ilimitada

A barra verde mostra um consumo normal do recurso, conforme utilização ela muda de cor, até chegar na cor vermelha e que mostra o estado critico e necessidade de upgrade de plano.

Uma dica legal é buscar uma empresa de host que tenha condições de lhe oferecer mais recursos, caso sua empresa venha precisa.

Sinal 2: Carência de recursos

No inicio é normal que se opte por planos básicos e com menos recursos. No entanto, conforme o crescimento do seu negócio, você percebe que precisa de recursos que seu plano não oferece, necessitando então de upgrade. Vamos falar melhor sobre isso:

Espaço em disco

O espaço em disco é um dos recursos, que na maioria das vezes, são limitados nos planos de revenda de hospedagem

Quando suas contas excedem o limite de espaço proposto pelo plano, nenhuma delas consegue enviar novos arquivos para o servidor, receber e-mail, ou praticar qualquer ação que utilize espaço do plano até que o upgrade seja realizado.

Contas hospedadas

É comum encontrar empresas de host que limitam o número de domínios que podem ser hospedados.

Quando sua revenda atinge o limite imposto pelo plano, você não conseguirá mais criar contas, até que um upgrade seja feito.

A dica é que você sempre verifique a quantidade de contas que tem em seu WHM e se todos os domínios listados estão realmente ativos. Assim, você evita, ser pego de surpresa ou ter gastos desnecessários.

Para verificar o tanto de contas que você tem criadas em sua revenda de hospedagem, utilize seu painel de controle.

Para os que utilizam WHM, na opção criar conta, a informação se encontra na parte superior da página. Veja:

Porque-fazer-upgrade-do-meu-plano-de-revenda-de-hospedagem
Porque-fazer-upgrade-do-meu-plano-de-revenda-de-hospedagem

Criação e envio de e-mails

O e-mail personalizado é algo bem comum de utilização na atualidade, normalmente essa possibilidade vem acoplada na hospedagem de sites, serviço este que você oferecerá aos sues clientes.

Em em alguns casos os e-mails são limitados ilimitados, em outros não. Essa limitação de e-mail pode ocorrer de duas formas:

  • Limite de quantidade de e-mail que podem ser criados;
  • Limite de e-mail que podem ser enviados.

Se o limite for em relação a quantidade de contas de e-mail que podem ser criadas, ao ser atingido sua revenda fica impossibilitada de nova criação de endereços de e-mail.

Quando excede o número de e-mails que podem ser enviado, novos envios serão bloqueados.

Para saber os limites de envio e criação de e-mail, verifique com a sua empresa de host ou em seus termos de uso.

Funcionalidades e Ferramentas

Existem também funcionalidades e ferramentas que se faz necessário para escalabilidade e administração de uma revenda de hospedagem, que as empresas de host liberam em um plano e em outros não.

Por exemplo, gerenciador financeiro. Conforme o crescimento da sua empresa, as tarefas do dia a dia se tornam demoradas, e surge a necessidade de fazer o gerenciamento de forma profissional.

Neste caso o gerenciador financeiro para host é um aliado. Diante disso, é normal que as empresas não ofereçam licença grátis desse tipo de ferramenta em planos básicos, criando a necessidade de upgrade de plano.

Outros exemplos são SSL, construtores de site e ferramentas para aceleração e otimização de sites.

Uma dica é a revenda de hospedagem com 30 dias grátis, com esse benefício, você poderá testar tais serviços e recursos mais completos, sem se comprometer financeiramente.

Sendo possível assim, analisar se é exatamente o que você procura para melhorar os resultados do seu negócio.

Sinal 3: Impacto no crescimento

Por fim, quero falar ainda de alguns recursos que você pode ter de forma limitada ou até mesmo não os ter, e que impactam no crescimento de seu negócio.

Hospedagem WordPress

Se você possui um blog com muitos acessos, é sempre bom contar com um gerenciador de conteúdos, certo? O WordPress é o melhor CMS do mundo, sendo assim, o mais utilizado.

Por isso, optar por planos para WordPress que já vem otimizados para o uso deste, garante sua correta instalação, usabilidade, desempenho e conquentemente ajudam no crescimento do seu site em relação SEO, ainda que pouco.

Leia também:
1. Como escalar minha Revenda de Hospedagem com sistemas automatizados?
2. CloudFlare – Revenda de Hospedagem com sites mais rápidos e seguros

HD SSD

A experiência do usuário, na atualizado é o que deve se levado em consideração. Em média o internauta espera o carregamento de um site, cerca de 5 minutos. Depois disso, ele o fecha, e provavelmente nunca mais entrará em seu site.

Para ajudar na leitura dos dados do site de forma mais rápida, surgiu a técnologia SSD, que deixam os sites até 4x mais rápidos. Além disso, ele também melhora sua:

  • Estabilidade;
  • Tempo de carregamento;
  • Desempenho em termos de uptime.

Logo, você terá uma plataforma mais ágil e eficaz que garante o suporte necessário a quantidade de visitantes presentes nela, não interferindo na sua experiência como usuário.

Diante disso, conforme o crescimento do seu negócio, fazer o upgrade para um plano com SSD, pode ser fazer necessário.

Dúvidas frequentes

Preciso fazer upgrade mesmo tendo revenda de hospedagem ilimitada?

Não existe revenda de hospedagem ilimitada em servidor compartilhado, sem restrições. Um recurso, pelo menos, terá limitações. E ainda assim, o recurso sem restrições não é infinito, você terá apenas uma grande quantidade dele para uso.

Posso perder algum arquivo ao fazer upgrade planos?

Não, o upgrade de planos é apenas a inserção demais recurso para uma conta, logos os arquivos não afetados.

Meus sites ficam fora do ar durante o upgrade plano?

Não, esse procedimento é apenas administrativo, não afetando em nada o funcionamento de todas as contas durante o upgrade. Isso pode acontecer quando, para destinar mais recursos para sua revenda a empresa precisa de mudar sua conta de servidor.

Como verificar o consumo de memória e CPU do meu site?

Você consegue fazer essa verificação dentro do seu painel de controle de hospedagem. Para quem utiliza cPanel, no bloco estatísticas, na lateral direito, possui essas informações.

Como posso analisar as visitas em meu site?

As visitas que um site recebe, são chamadas de tráfego e esse pode ter origem paga ou orgânica. Em todos os casos, é possível medi-la através de ferramentas de análise de desempenho web. Tais como, o Google Analytics, SimilarWeb e SEMRush;

Existe mesmo revenda ilimitada?

Para quem trabalha ou deseja trabalhar com revenda de hospedagem, o termo ilimitado pode ser visto comumente, gerando dúvidas. Apesar de não existir uma revenda com recursos ilimitados, isso significa que a disponibilidade desses é tão grande, que dificilmente um plano irá alcançar seu limite;

Recursos ilimitados influenciam no posicionamento em buscadores?

A estabilidade de um site é um dos fatores para ranqueamento do Google.  Deste modo, quando seu site, se torna mais estável, ganha ponto com o buscador. Sem falar que, sites instáveis costumam ser punidos pelo Google, pois, não atendem aos critérios de uma boa experiência do usuário.

Conclusão

Em resumo, o upgrade de plano deve ser feito sempre que os recursos disponíveis estiverem limitados impedindo o crescimento do seu negócio.

Ou até mesmo, caso haja falta de recursos que em seu momento atual, se tornam essenciais. Algo que ocorre, principalmente, de acordo com o aumento do tráfego na página.

Basicamente, seu próprio site irá apontar essa necessidade de forma natural, basta prestar atenção a ele constantemente.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o para que mais pessoas se beneficiem.

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;