Quem trabalha com a revenda de hospedagem, muitas vezes se depara com uma grande dúvida que é qual painel oferecer para seu cliente gerenciar a hospedagem, cPanel ou Plesk?
Ambos são painéis utilizados para controlar e administrar a hospedagem. De modo que, qualquer pessoa possa fazer isso mesmo sem ter conhecimentos técnicos do assunto.
Geralmente, a empresa de hospedagem é a responsável por oferecer tal painel. Portanto, a escolha de uma hosting deve considerar ainda, qual será a ferramenta disponibilizada.
Uma vez
que, essa faz toda a diferença, e ao longo deste artigo iremos mostrar as
diferenças entre ambas e qual é a melhor!
cPanel ou Plesk, Entenda Suas Diferenças
Oferecer ao seu cliente um painel gerenciador de hospedagem de qualidade é importante.
Através dele os seus clientes poderão:
- Criar contas de e-mails para o negócio;
- Publicar site;
- Verificar estatísticas de acesso ao site;
- Criar subdomínios;
- Entre outros aspectos.
Os painéis oferecidos em uma revenda de hospedagem são tão importantes quanto o sistema Windows é para um computador.
Basicamente, tudo que seu cliente precisar realizar/configurar em um plano de hospedagem é feito nele. Mas, entre o Plesk ou cPanel, qual é melhor?
Os dois possuem o mesmo objetivo de gerenciamento de funcionalidades, contudo, cada um deles possui suas próprias características.
Então,
para você que quer trabalhar com a revenda de hospedagem, é muito importante
conhecer cada um. Sendo, desse modo, possível escolher uma hosting com a
melhor ferramenta a ser oferecida.
Leia também:
1.O que é SSD: Quais as Vantagens para sua Revenda de Hospedagem?
2.Como Escalar Uma Empresa de Revenda de Hospedagem
Plesk:
Bastante famoso, o Plesk é considerado um dos melhores painéis de controle de revenda ou hospedagem de site.
Com interface intuitiva e considerada amigável, essa é uma opção bastante comum para quem possui Windows. Repleto de funções para gerenciamento, ele permite ainda instalações de:
- CMS, como o WordPress;
- Certificado SSL de forma automática;
- Etc.
Nesse mercado, o Plesk foi lançado 5 anos após o seu maior concorrente, o cPanel. Mas, isso não o impediu de ser bem desenvolvido.
De forma geral, sendo aceito ainda por sistemas Linux, esse painel é considerado sob medida no desenvolvimento de soluções e ferramentas.
Uma vez que ele consegue atender diferentes especialidades e perfis de usuários. Portanto, facilitando o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto.
Além disso, o Plesk oferece uma licença mais em conta que o cPanel, parecendo assim, bastante atrativo para muitas pessoas.
cPanel:
Mas, quando o assunto é cPanel ou Plesk, na maior parte das vezes o primeiro acaba tendo mais destaque.
Ainda mais para uma revenda de hospedagem ilimitada que lida com muitos recursos disponibilizados. Lembra quando falamos que o cPanel possui 5 anos de vantagem em relação ao outro?
Pois bem, todo esse tempo fez com que esse painel de hospedagem saísse à frente no mercado.
Portanto, ele possui uma curva de desenvolvimento maior, mais eficaz e consistente. Isso porque ele evoluiu junto com a internet e mudanças em sites, blogs, etc.
O que fez ainda com que ele criasse uma comunidade vasta de usuários que se comunicam por meio de fóruns nos quais, são trocadas:
- Experiências;
- Informações;
- Dicas de uso;
- Soluções;
- Depoimentos;
- Etc.
Facilitando o trabalho da empresa quando o assunto é aperfeiçoamento e melhorias na qualidade de seus serviços.
Um dos maiores destaques desse painel é sua capacidade de migração. Caso o cliente queira migrar a hospedagem do seu site de empresa, através dele isso é feito de forma segura e eficaz.
Além disso, o cPanel se mostra mais estável, seguro e com performance elevada.
Dando acesso ao desenvolvimento ainda, de APIs, o que pode ser uma vantagem para muitos.
Qual é melhor Plesk ou cPanel?
Então, na dúvida entre qual é melhor quando o assunto é Plesk ou cPanel, o segundo é considerado ainda, o melhor do mercado.
Mas, para que você entenda melhor o porquê, faremos uma comparação a seguir:
- Segurança: a reputação de ambos os painéis é boa nesse aspecto, mas, o cPanel conta com mais tempo de mercado e desenvolvimento;
- Velocidade: de cara, o Plesk já deixa a desejar nesse quesito uma vez que, possui uma menor velocidade de carregamento. Enquanto o outro possui maior velocidade tanto em termos de gerenciamento da hospedagem, quanto na criação de contas no painel de revendedor;
- Usabilidade: apesar de ambos não exigirem conhecimentos técnicos ou prévios, o cPanel conta com uma interface mais simples e intuitiva que o Plesk. Além disso, o cPanel oferece ainda uma interface responsiva que se adapta a navegação mobile;
- Suporte: ambos oferecem inúmeras opções de suporte, mas, com mais de 20 anos de mercado novamente a cPanel se destaca. Isso porque além do suporte direto oferecido pela empresa, você conta com uma ampla comunidade ao seu lado.
Conheça nosso artigo completo sobre o painel de controle cPanel.
Dúvidas Frequentes Sobre Plesk ou cPanel
Ambos são painéis para gerenciamento de hospedagem. Através deles é possível criar e-mails, publicar site, criar subdomínio, verificar estáticas de visitas ao site e muito mais.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual oferecer em sua revenda de hospedagem, é simples. O cPanel é considerado melhor, pois, ele possui inúmeros recursos e até mesmo alguns mais complexos. Mas, não é necessário entender do assunto, já que é possível aprender tudo com o suporte e comunidade disponível.
O cPanel é, na atualidade, o painel mais utilizado do mundo para gerenciamento de hospedagem. Isso se dá devido a vários aspectos, mas principalmente por causa do seu nível de segurança, quantidade de atualizações e facilidade na interface.
É possível comprá-las diretamente no site da marca. Mas, com os planos de revenda de hospedagem da BQHost, você terá acesso direto e gratuito ao cPanel.
Para administrar a revenda através do plesk o revendedor possui um super usuário, com privilégios para administração da revenda. Já o cPanel, é disponibilizado outro painel, chamado de WHM, através dele é possível fazer todas as ações para gerenciar a revenda.
Sim, porém em qualquer migração (cPanel/plesk ou plesk/cPanel), o Plesk exige que o plugin Migrator esteja instalado.
Em ambos os painéis, é possível habilitar a linguagem portuguesa e possuem diversas línguas para ativar.
Conclusão
Vimos então, no decorrer deste conteúdo, quais as diferenças entre o cPanel e o Plesk, e porque o primeiro é considerado o melhor!
Sendo ambos dois tipos de painel de controle para hospedagem. Estes são oferecidos através de uma revenda de hospedagem para seus clientes.
Portanto, através deles seus clientes poderão administrar e gerenciar os recursos disponibilizados em seu plano, de forma direta.
Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua experiência sobre o assunto conosco!