cPanel ou Plesk – Qual melhor opção para revenda de hospedagem?

Quem trabalha com a revenda de hospedagem, muitas vezes se depara com uma grande dúvida que é qual painel oferecer para seu cliente gerenciar a hospedagem…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quem trabalha com a revenda de hospedagem, muitas vezes se depara com uma grande dúvida que é qual painel oferecer para seu cliente gerenciar a hospedagem, cPanel ou Plesk?

Ambos são painéis utilizados para controlar e administrar a hospedagem. De modo que, qualquer pessoa possa fazer isso mesmo sem ter conhecimentos técnicos do assunto.

Geralmente, a empresa de hospedagem é a responsável por oferecer tal painel. Portanto, a escolha de uma hosting deve considerar ainda, qual será a ferramenta disponibilizada.

Uma vez que, essa faz toda a diferença, e ao longo deste artigo iremos mostrar as diferenças entre ambas e qual é a melhor!

cPanel ou Plesk, Entenda Suas Diferenças

cPanel ou Plesk, Entenda Suas Diferenças

Oferecer ao seu cliente um painel gerenciador de hospedagem de qualidade é importante.

Através dele os seus clientes poderão:

  • Criar contas de e-mails para o negócio;
  • Publicar site;
  • Verificar estatísticas de acesso ao site;
  • Criar subdomínios;
  • Entre outros aspectos.

Os painéis oferecidos em uma revenda de hospedagem são tão importantes quanto o sistema Windows é para um computador.

Basicamente, tudo que seu cliente precisar realizar/configurar em um plano de hospedagem é feito nele. Mas, entre o Plesk ou cPanel, qual é melhor?

Os dois possuem o mesmo objetivo de gerenciamento de funcionalidades, contudo, cada um deles possui suas próprias características.

Então, para você que quer trabalhar com a revenda de hospedagem, é muito importante conhecer cada um. Sendo, desse modo, possível escolher uma hosting com a melhor ferramenta a ser oferecida.

Leia também:
1.O que é SSD: Quais as Vantagens para sua Revenda de Hospedagem?
2.Como Escalar Uma Empresa de Revenda de Hospedagem

Plesk:

Painel Plesk

Bastante famoso, o Plesk é considerado um dos melhores painéis de controle de revenda ou hospedagem de site.

Com interface intuitiva e considerada amigável, essa é uma opção bastante comum para quem possui Windows. Repleto de funções para gerenciamento, ele permite ainda instalações de:

  • CMS, como o WordPress;
  • Certificado SSL de forma automática;
  • Etc.

Nesse mercado, o Plesk foi lançado 5 anos após o seu maior concorrente, o cPanel. Mas, isso não o impediu de ser bem desenvolvido.

De forma geral, sendo aceito ainda por sistemas Linux, esse painel é considerado sob medida no desenvolvimento de soluções e ferramentas.

Uma vez que ele consegue atender diferentes especialidades e perfis de usuários. Portanto, facilitando o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto.

Além disso, o Plesk oferece uma licença mais em conta que o cPanel, parecendo assim, bastante atrativo para muitas pessoas.

cPanel:

Painel Cpanel

Mas, quando o assunto é cPanel ou Plesk, na maior parte das vezes o primeiro acaba tendo mais destaque.

Ainda mais para uma revenda de hospedagem ilimitada que lida com muitos recursos disponibilizados. Lembra quando falamos que o cPanel possui 5 anos de vantagem em relação ao outro?

Pois bem, todo esse tempo fez com que esse painel de hospedagem saísse à frente no mercado.

Portanto, ele possui uma curva de desenvolvimento maior, mais eficaz e consistente. Isso porque ele evoluiu junto com a internet e mudanças em sites, blogs, etc.

O que fez ainda com que ele criasse uma comunidade vasta de usuários que se comunicam por meio de fóruns nos quais, são trocadas:

  • Experiências;
  • Informações;
  • Dicas de uso;
  • Soluções;
  • Depoimentos;
  • Etc.

Facilitando o trabalho da empresa quando o assunto é aperfeiçoamento e melhorias na qualidade de seus serviços.

Um dos maiores destaques desse painel é sua capacidade de migração. Caso o cliente queira migrar a hospedagem do seu site de empresa, através dele isso é feito de forma segura e eficaz.

Além disso, o cPanel se mostra mais estável, seguro e com performance elevada.

Dando acesso ao desenvolvimento ainda, de APIs, o que pode ser uma vantagem para muitos.

Qual é melhor Plesk ou cPanel?

Então, na dúvida entre qual é melhor quando o assunto é Plesk ou cPanel, o segundo é considerado ainda, o melhor do mercado.

Mas, para que você entenda melhor o porquê, faremos uma comparação a seguir:

  • Segurança: a reputação de ambos os painéis é boa nesse aspecto, mas, o cPanel conta com mais tempo de mercado e desenvolvimento;
  • Velocidade: de cara, o Plesk já deixa a desejar nesse quesito uma vez que, possui uma menor velocidade de carregamento. Enquanto o outro possui maior velocidade tanto em termos de gerenciamento da hospedagem, quanto na criação de contas no painel de revendedor;
  • Usabilidade: apesar de ambos não exigirem conhecimentos técnicos ou prévios, o cPanel conta com uma interface mais simples e intuitiva que o Plesk. Além disso, o cPanel oferece ainda uma interface responsiva que se adapta a navegação mobile;
  • Suporte: ambos oferecem inúmeras opções de suporte, mas, com mais de 20 anos de mercado novamente a cPanel se destaca. Isso porque além do suporte direto oferecido pela empresa, você conta com uma ampla comunidade ao seu lado.

Conheça nosso artigo completo sobre o painel de controle cPanel.

Dúvidas Frequentes Sobre Plesk ou cPanel

O que é o painel de controle cPanel e Plesk?

Ambos são painéis para gerenciamento de hospedagem. Através deles é possível criar e-mails, publicar site, criar subdomínio, verificar estáticas de visitas ao site e muito mais.

Qual a melhor opção cPanel ou plesk?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual oferecer em sua revenda de hospedagem, é simples. O cPanel é considerado melhor, pois, ele possui inúmeros recursos e até mesmo alguns mais complexos. Mas, não é necessário entender do assunto, já que é possível aprender tudo com o suporte e comunidade disponível.

Qual o painel mais utilizado, cPanel ou plesk?

O cPanel é, na atualidade, o painel mais utilizado do mundo para gerenciamento de hospedagem. Isso se dá devido a vários aspectos, mas principalmente por causa do seu nível de segurança, quantidade de atualizações e facilidade na interface.

Como obter uma licença para tais ferramentas?

É possível comprá-las diretamente no site da marca. Mas, com os planos de revenda de hospedagem da BQHost, você terá acesso direto e gratuito ao cPanel.

É possível administrar a revenda de hospedagem através do Plesk e do cPanel?

Para administrar a revenda através do plesk o revendedor possui um super usuário, com privilégios para administração da revenda. Já o cPanel, é disponibilizado outro painel, chamado de WHM, através dele é possível fazer todas as ações para gerenciar a revenda.

É possível migrar uma conta do plesk para o cPanel? E do cPanel para plesk?

Sim, porém em qualquer migração (cPanel/plesk ou plesk/cPanel), o Plesk exige que o plugin Migrator esteja instalado.

Qual o idioma dos painéis?

Em ambos os painéis, é possível habilitar a linguagem portuguesa e possuem diversas línguas para ativar.

Conclusão

Vimos então, no decorrer deste conteúdo, quais as diferenças entre o cPanel e o Plesk, e porque o primeiro é considerado o melhor!

Sendo ambos dois tipos de painel de controle para hospedagem. Estes são oferecidos através de uma revenda de hospedagem para seus clientes.

Portanto, através deles seus clientes poderão administrar e gerenciar os recursos disponibilizados em seu plano, de forma direta.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua experiência sobre o assunto conosco!

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.