cPanel ou Plesk – Qual melhor opção para revenda de hospedagem?

Quem trabalha com a revenda de hospedagem, muitas vezes se depara com uma grande dúvida que é qual painel oferecer para seu cliente gerenciar a hospedagem…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quem trabalha com a revenda de hospedagem, muitas vezes se depara com uma grande dúvida que é qual painel oferecer para seu cliente gerenciar a hospedagem, cPanel ou Plesk?

Ambos são painéis utilizados para controlar e administrar a hospedagem. De modo que, qualquer pessoa possa fazer isso mesmo sem ter conhecimentos técnicos do assunto.

Geralmente, a empresa de hospedagem é a responsável por oferecer tal painel. Portanto, a escolha de uma hosting deve considerar ainda, qual será a ferramenta disponibilizada.

Uma vez que, essa faz toda a diferença, e ao longo deste artigo iremos mostrar as diferenças entre ambas e qual é a melhor!

cPanel ou Plesk, Entenda Suas Diferenças

cPanel ou Plesk, Entenda Suas Diferenças

Oferecer ao seu cliente um painel gerenciador de hospedagem de qualidade é importante.

Através dele os seus clientes poderão:

  • Criar contas de e-mails para o negócio;
  • Publicar site;
  • Verificar estatísticas de acesso ao site;
  • Criar subdomínios;
  • Entre outros aspectos.

Os painéis oferecidos em uma revenda de hospedagem são tão importantes quanto o sistema Windows é para um computador.

Basicamente, tudo que seu cliente precisar realizar/configurar em um plano de hospedagem é feito nele. Mas, entre o Plesk ou cPanel, qual é melhor?

Os dois possuem o mesmo objetivo de gerenciamento de funcionalidades, contudo, cada um deles possui suas próprias características.

Então, para você que quer trabalhar com a revenda de hospedagem, é muito importante conhecer cada um. Sendo, desse modo, possível escolher uma hosting com a melhor ferramenta a ser oferecida.

Leia também:
1.O que é SSD: Quais as Vantagens para sua Revenda de Hospedagem?
2.Como Escalar Uma Empresa de Revenda de Hospedagem

Plesk:

Painel Plesk

Bastante famoso, o Plesk é considerado um dos melhores painéis de controle de revenda ou hospedagem de site.

Com interface intuitiva e considerada amigável, essa é uma opção bastante comum para quem possui Windows. Repleto de funções para gerenciamento, ele permite ainda instalações de:

  • CMS, como o WordPress;
  • Certificado SSL de forma automática;
  • Etc.

Nesse mercado, o Plesk foi lançado 5 anos após o seu maior concorrente, o cPanel. Mas, isso não o impediu de ser bem desenvolvido.

De forma geral, sendo aceito ainda por sistemas Linux, esse painel é considerado sob medida no desenvolvimento de soluções e ferramentas.

Uma vez que ele consegue atender diferentes especialidades e perfis de usuários. Portanto, facilitando o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto.

Além disso, o Plesk oferece uma licença mais em conta que o cPanel, parecendo assim, bastante atrativo para muitas pessoas.

cPanel:

Painel Cpanel

Mas, quando o assunto é cPanel ou Plesk, na maior parte das vezes o primeiro acaba tendo mais destaque.

Ainda mais para uma revenda de hospedagem ilimitada que lida com muitos recursos disponibilizados. Lembra quando falamos que o cPanel possui 5 anos de vantagem em relação ao outro?

Pois bem, todo esse tempo fez com que esse painel de hospedagem saísse à frente no mercado.

Portanto, ele possui uma curva de desenvolvimento maior, mais eficaz e consistente. Isso porque ele evoluiu junto com a internet e mudanças em sites, blogs, etc.

O que fez ainda com que ele criasse uma comunidade vasta de usuários que se comunicam por meio de fóruns nos quais, são trocadas:

  • Experiências;
  • Informações;
  • Dicas de uso;
  • Soluções;
  • Depoimentos;
  • Etc.

Facilitando o trabalho da empresa quando o assunto é aperfeiçoamento e melhorias na qualidade de seus serviços.

Um dos maiores destaques desse painel é sua capacidade de migração. Caso o cliente queira migrar a hospedagem do seu site de empresa, através dele isso é feito de forma segura e eficaz.

Além disso, o cPanel se mostra mais estável, seguro e com performance elevada.

Dando acesso ao desenvolvimento ainda, de APIs, o que pode ser uma vantagem para muitos.

Qual é melhor Plesk ou cPanel?

Então, na dúvida entre qual é melhor quando o assunto é Plesk ou cPanel, o segundo é considerado ainda, o melhor do mercado.

Mas, para que você entenda melhor o porquê, faremos uma comparação a seguir:

  • Segurança: a reputação de ambos os painéis é boa nesse aspecto, mas, o cPanel conta com mais tempo de mercado e desenvolvimento;
  • Velocidade: de cara, o Plesk já deixa a desejar nesse quesito uma vez que, possui uma menor velocidade de carregamento. Enquanto o outro possui maior velocidade tanto em termos de gerenciamento da hospedagem, quanto na criação de contas no painel de revendedor;
  • Usabilidade: apesar de ambos não exigirem conhecimentos técnicos ou prévios, o cPanel conta com uma interface mais simples e intuitiva que o Plesk. Além disso, o cPanel oferece ainda uma interface responsiva que se adapta a navegação mobile;
  • Suporte: ambos oferecem inúmeras opções de suporte, mas, com mais de 20 anos de mercado novamente a cPanel se destaca. Isso porque além do suporte direto oferecido pela empresa, você conta com uma ampla comunidade ao seu lado.

Conheça nosso artigo completo sobre o painel de controle cPanel.

Dúvidas Frequentes Sobre Plesk ou cPanel

O que é o painel de controle cPanel e Plesk?

Ambos são painéis para gerenciamento de hospedagem. Através deles é possível criar e-mails, publicar site, criar subdomínio, verificar estáticas de visitas ao site e muito mais.

Qual a melhor opção cPanel ou plesk?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual oferecer em sua revenda de hospedagem, é simples. O cPanel é considerado melhor, pois, ele possui inúmeros recursos e até mesmo alguns mais complexos. Mas, não é necessário entender do assunto, já que é possível aprender tudo com o suporte e comunidade disponível.

Qual o painel mais utilizado, cPanel ou plesk?

O cPanel é, na atualidade, o painel mais utilizado do mundo para gerenciamento de hospedagem. Isso se dá devido a vários aspectos, mas principalmente por causa do seu nível de segurança, quantidade de atualizações e facilidade na interface.

Como obter uma licença para tais ferramentas?

É possível comprá-las diretamente no site da marca. Mas, com os planos de revenda de hospedagem da BQHost, você terá acesso direto e gratuito ao cPanel.

É possível administrar a revenda de hospedagem através do Plesk e do cPanel?

Para administrar a revenda através do plesk o revendedor possui um super usuário, com privilégios para administração da revenda. Já o cPanel, é disponibilizado outro painel, chamado de WHM, através dele é possível fazer todas as ações para gerenciar a revenda.

É possível migrar uma conta do plesk para o cPanel? E do cPanel para plesk?

Sim, porém em qualquer migração (cPanel/plesk ou plesk/cPanel), o Plesk exige que o plugin Migrator esteja instalado.

Qual o idioma dos painéis?

Em ambos os painéis, é possível habilitar a linguagem portuguesa e possuem diversas línguas para ativar.

Conclusão

Vimos então, no decorrer deste conteúdo, quais as diferenças entre o cPanel e o Plesk, e porque o primeiro é considerado o melhor!

Sendo ambos dois tipos de painel de controle para hospedagem. Estes são oferecidos através de uma revenda de hospedagem para seus clientes.

Portanto, através deles seus clientes poderão administrar e gerenciar os recursos disponibilizados em seu plano, de forma direta.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe sua experiência sobre o assunto conosco!

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;